Renascentes do Passa Quatro

Revitalizando e protegendo nascentes e mananciais.

Na busca contínua pela excelência operacional e compromisso com o desenvolvimento sustentável, reconhecemos a grande importância de manter o equilíbrio ecossistêmico, salvaguardar nossos recursos hídricos e reforçar a sua capacidade de resiliência. A prática de preservação de nascentes e mananciais, não só contribui para o meio ambiente, mas também beneficia diretamente a comunidade, assegurando a qualidade e a disponibilidade adequada de água para nossas atividades diárias.

Dessa maneira, a COMASA - Companhia Águas de Santa Rita, em parceria com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Rita do Passa Quatro, lançou o Projeto Renascentes do Passa Quatro em 2021. Esta é uma iniciativa dedicada à preservação e recuperação da microbacia hidrográfica do córrego Passa-Quatro, desde suas nascentes até o ponto de captação para abastecimento público.

A motivação para este projeto surgiu da preocupação com a diminuição da vazão do córrego ao longo dos anos. Tornou-se crucial operar uma segunda captação, conhecida como Captação São Valentim, para evitar o desabastecimento da população, especialmente durante os períodos de estiagem.

A primeira etapa do projeto consistiu no mapeamento da bacia do córrego, revelando várias áreas degradadas que precisavam de restauração. Essas áreas sofriam com a falta de cobertura do solo, processos erosivos, assoreamento e a presença de gado e equinos causando pisoteio. Para reverter essa situação, realizamos ações de mitigação e correção da erosão, cercamento e roçagem das áreas, limpeza de nascentes e plantio de mudas de espécies nativas. Além disso, também foram realizadas atividades de educação ambiental com a comunidade.

 

 

Áreas degradadas reveladas no mapeamento da bacia do Córrego Passa Quatro

 

Ações de mitigação das áreas degradadas da bacia do Córrego Passa Quatro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          Ações de mitigação das áreas degradadas da bacia do Córrego Passa Quatro

 

O plantio das mudas foi cuidadosamente planejado, seguindo as premissas do Código Florestal Brasileiro, considerando a especificidade de cada tipo de solo, e implementando medidas de controle de pragas para evitar futuros danos. Em 2021, recuperamos 12.161m² no córrego Espraiada, um dos principais afluentes do córrego Passa Quatro, e com o apoio de alunos das escolas Nelson Fernandes, E.T.E.C. Manoel dos Reis Araújo, alunos e professores da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rita do Passa Quatro, plantamos 2.037 mudas.

Plantio de mudas com apoio da comunidade local.

 

No ano de 2022, prosseguimos com nossas atividades de manutenção e acompanhamento do projeto, e fomos honrados ao conquistar o segundo lugar na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da ABCON/SINDCON, na categoria de Restauração de Ecossistemas.

O Projeto Renascentes do Passa Quatro é uma iniciativa contínua, e estamos comprometidos em realizar o mantimento e o monitoramento do desenvolvimento das áreas recuperadas, assegurando a sobrevivência das plantas. Para 2023, planejamos o plantio de mais 1600 mudas na região em outubro, fortalecendo nosso compromisso com a preservação de nossos mananciais e a sustentabilidade de nossa comunidade.

Galeria de Imagens