O maior jequitibá-rosa do Brasil, Santa Rita do Passa Quatro é rico em biomas

No Brasil, há seis tipos de biomas continentais e um bioma marinho. Os biomas terrestres são Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
A Amazônia ocupa 50% do território brasileiro, o Cerrado representa 22% da área total, enquanto a devastada Mata Atlântica responde por apenas 15% do território. A Caatinga, o único bioma 100% no Brasil e circunscrito à Região Nordeste, ocupa 10% do território, seguido pelo Pantanal (2%), no Centro-Oeste, e Pampa (2%) na região Sul.
Encravada na Mata Atlântica, Santa Rita do Passa Quatro também tem áreas com vegetação de cerrado no Parque Estadual Vassununga.
A grande atração do Parque é o Patriarca, o maior e mais antigo jequitibá-rosa do país. A árvore batizada tem 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. A circunferência de seu tronco mede 11,9 metros, ou seja, para abraçá-lo são necessárias, pelo menos, nove pessoas adultas. Pesquisadores atestam que a árvore está no Vassanunga há mais de 600 anos.
No Vassununga encontra-se a maior concentração de espécies de jequitibá do Estado de São Paulo e onde também fica a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Cerrado Pé-de-Gigante, com 1060 hectares, cujo nome deve-se a uma depressão em forma de uma gigantesca pegada. A área coberta por vegetação típica de cerrado está circundada por silvicultura de eucalipto, agricultura de cítricos e cana-de-açúcar.